O violão é um dos instrumentos musicais mais populares e bonitos. Além disso, é barato e conveniente no transporte, e ainda é popular no círculo de amigos! Muitos devem se perguntar 'O que ensinar no primeiro dia de aula de violão?' e venho aqui com diversas dicas para tirar essa pergunta.
Então parabéns, você fez uma ótima escolha enquanto aprendia violão. Temos o melhor deste artigo para você, a maneira fácil e descomplicada de começar a fazer seus primeiros acordes e tocar sua primeira música?
Então, comece sua primeira aula de violão aqui, os primeiros passos para iniciantes são:
Você não precisa memorizar todas as partes, mas aprender pelo menos as principais é importante para poder acompanhar as aulas de violão. Veja os nomes de base para as seguintes partes principais (mão, afinador, pescoço, trastes, trastes, corpo, boca e ponte):
Existem basicamente dois tipos de violãos: nylon e aço. Para iniciantes, é melhor começar com um violão de nylon, pois o nylon é mais macio e fácil de tocar (você não precisa pressionar as cordas com força). Esta opção facilitará seu estudo.
Um bom violão de nylon pode ser adquirido para iniciantes por entre 300,00 reais e 500,00 reais (não precisa fazer um investimento caro no começo, aprender a tocar coisas simples com um violão de aprendizado, e depois quando você conseguir mais Com experiência, escolha o violão que melhor atende às suas novas necessidades musicais).
Você pode apoiar o violão com a perna direita ou esquerda. O posicionamento da perna esquerda é mais indicado para pessoas que querem tocar música clássica, mas a maioria dos violonistas, principalmente os que tocam música popular, seguram o violão na perna direita, levemente inclinados, e mantêm as mãos em boa postura.
É por isso que recomendamos que você comece segurando a perna direita.
Tente manter o peito o mais reto possível para permitir a respiração fácil e o movimento livre dos braços, como mostra a imagem abaixo:
Os dedos da mão esquerda são numerados da seguinte forma:
Observe que os dedos são numerados de 1 a 4, começando com o dedo indicador (número 1) e terminando com o dedo 4. Este número é útil para indicar a formação de acordes, mostrando qual dedo deve pressionar cada corda em cada traste. Isso ficará mais claro logo após formarmos os acordes com a mão esquerda.
Canhotos (destros) são responsáveis por fazer acordes e notas. Um acorde é definido de forma diferente de uma nota porque um acorde é uma combinação de várias notas tocadas simultaneamente (onde uma nota é o menor elemento do som). É possivel representar um acorde da seguinte maneira:
Os números nas cordas representam os dedos da mão esquerda, já vimos os números no passo 4. Esses dedos devem estar nas cordas correspondentes nas posições correspondentes mostradas na imagem. Os números à esquerda do gráfico (destacados em verde abaixo) indicam em qual casa do instrumento o acorde deve ser tocado:
Neste caso, estamos tocando um acorde de C maior com a primeira nota no primeiro traste do violão. Agora veja como o acorde acima é montado no violão com a mão esquerda na prática:
Para poder posicionar os dedos desta forma, o ideal é que o polegar seja posicionado da seguinte forma:
É importante notar que você precisa pressionar os dedos com um pouco mais de força nas cordas para obter um som limpo e claro. É normal você achar o primeiro acorde um pouco difícil, porque se você não está acostumado a tocar violão com os dedos, seu cérebro ainda não sabe como otimizar o posicionamento e o estresse. No entanto, com a prática, você chegará lá rapidamente.
Depois de alguns dias formando seu primeiro acorde com a mão esquerda, seus dedos se acostumarão com a força certa e você poderá obter o som perfeito sem muito esforço. Não seja desencorajado!
*Nota: Um truque interessante é tentar formar acordes próximos aos trastes para promover e reduzir a tensão.
Outro detalhe importante é colocar os dedos em forma de "gancho" para evitar que eles batam acidentalmente em outras cordas.
Em relação à numeração das cordas do violão, a forma correta é contar de baixo para cima (a corda mais alta é a primeira e a corda mais baixa é a sexta). Cada string é anotada da seguinte forma:
*Nota: Existem duas cordas E, uma grave e outra aguda, pois estão em oitavas diferentes. Para entender o conceito de oitava, leia este artigo.
Às vezes pode parecer difícil saber como realmente começar a tocar (a parte prática, nenhuma teoria), mas você precisa entender que tocar violão é tocar acordes com a mão esquerda e ritmo com a direita. Então, para aprender a tocar, você precisa memorizar alguns acordes básicos com a mão esquerda e pelo menos um ritmo (ou batida) com a direita para poder tocar uma música completa. Nesse processo, o mais recomendado é aprender primeiro o básico da mão esquerda e depois coordenar com a mão direita.
Agora que sabemos como posicionar corretamente a mão esquerda, podemos aprender sobre os acordes mais usados no violão. Com esses acordes, você poderá tocar milhares de músicas, por isso é importante tentar agrupá-los e lembrar como eles são formados para que você possa alternar rapidamente de um acorde para outro.
Já aprendemos a tocar o acorde C maior no passo 5.
Observe que cada código de acorde é representado por uma letra, conforme mostrado na tabela a seguir:
Este é o símbolo para o acorde maior. Acordes menores têm um "m" ao lado da letra. Por exemplo: em (E menor). Aqui está a diferença entre os acordes E maior e E menor:
Em uma música, você precisa ser capaz de mudar de um acorde para outro rapidamente. Então comece trocando acorde após acorde o mais rápido possível.
A mão direita é responsável pelo ritmo (batida) da música. A mão esquerda está tocando acordes e a mão direita está fazendo o ritmo, formando assim a harmonia da música. Para entender melhor a diferença entre melodia, harmonia e ritmo, leia este artigo.
Sua mão irá se mover para baixo e para cima. Esses movimentos são representados por setas. Ao ver as setas e conhecer a música, você pode seguir o ritmo e se mover conforme a música ditar. Em breve (no passo 9) veremos como aplicar tudo isso na prática. Agora, observe que o símbolo de toque para cima ou para baixo é feito da seguinte forma:
Para tocar violão, você pode usar uma palheta (para ritmos mais rápidos, especialmente violãos de aço) ou sem palheta. Quando não estamos usando a palheta, podemos tocar batidas e dedilhados para cima e para baixo, outra técnica interessante.
A maneira correta de segurar uma palheta é a seguinte: coloque a palheta paralela ao dedo indicador da mão direita e pressione para baixo com o polegar como se estivesse segurando uma pinça.
Para tocar uma música, você precisa sincronizar a mão esquerda com a mão direita, alternando os acordes enquanto toca o ritmo com a mão direita. No vídeo abaixo, você pode facilmente colocar tudo o que aprendeu até agora e colocar em prática, pois o objetivo deste vídeo é fazer com que os alunos toquem sua primeira música do zero:
Tocar violão é uma arte que exige dedicação. Na verdade, não é diferente de qualquer outro instrumento nesse sentido: você tem que gastar tempo praticando. Mas não se preocupe, é um erro pensar que você precisa estudar horas por dia para evoluir. Em apenas 10 ou 15 minutos por dia, você pode ver um grande progresso e em poucas semanas você se sentirá um músico.
Para organizar seu programa de estudos, comece entendendo que a frequência é mais importante que a intensidade. Isso significa que é melhor jogar 15 minutos por dia durante 7 dias em vez de 6 horas por semana.
Tente reservar um tempo para praticar todos os dias e saiba o que praticar antes de pegar seu violão para não perder tempo. Nesse caso, o ideal é ter um plano de estudos, sabendo exatamente o que estudar e os passos a seguir, com metas, e desenvolvendo-o dia após dia. Sem isso, você pode ficar um pouco perdido, talvez até desanimado.
 
Leia também:
 
Você tem alguma dúvida?