Na verdade, memorizar batidas é algo que todo violonista iniciante quer fazer. Afinal, só assim você poderá tocar as mais diferentes músicas.
Para te ajudar a aprender mais sobre como fazer batida de violao, preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Interessado em aprender mais? Então me siga agora!
Como você provavelmente sabe, uma música é uma mistura de três "ingredientes" principais:
Para começar nosso tópico de como fazer batida de violao, tudo em um estilo (rock, blues, etc.) que leva a certas escolhas (tipo de acordes, como conectá-los, como tocá-los; tipo de ritmo; técnica de tocar...).
O problema que você encontra na internet é que a apresentação das músicas geralmente se limita aos acordes, sem maior precisão, principalmente o ritmo.
Também não é tão ruim, o importante é poder tocar acordes em momentos específicos. Portanto, há sempre uma maneira de brincar com alguma coisa.
No entanto, você definitivamente vai querer expandir seu "vocabulário de ritmo". O objetivo deste artigo é fornecer três maneiras de determinar um andamento compatível com uma determinada música e seu nível atual.
Não vamos falar aqui de ritmos "oficiais": para entendê-lo, basta comprar a partitura do compositor e saber decifrá-la. Se você é um iniciante, isso não é necessariamente óbvio, e não vai realmente ajudar (a proporção "horas trabalhadas/resultados e prazeres ganhos" pode não satisfazê-lo!).
Principalmente porque, se você acompanha o cantor com seu violão, pode se decepcionar ao reproduzir o mesmo ritmo:
Continuando nossa aula de como fazer batida de violao. Então vamos nos orientar para uma terceira via: aprender a identificar por nós mesmos um ou mais andamentos compatíveis com uma determinada música.
Sim, você leu "vários" corretamente: dependendo do seu nível e inspiração, você pode inventar uma variedade de ritmos adequados e permitir que você personalize sua interpretação da música.
Aqui está um ponto chave: dado o incrível número de músicas baseadas no mesmo diagrama de acordes, deve haver algo mais para diferenciá-las. E o ritmo escolhido, assim como a melodia, os acordes ricos... percorrem um longo caminho para encontrar a identidade de uma música.
Em suma, tudo isso sugere que você terá que aprender a "deixar ir" e encontrar sua própria maneira de interpretar uma música.
E saiba que você não é exceção: mesmo músicos experientes raramente fazem cover da mesma música que a original. Nos concertos, e mesmo durante as novas gravações, os próprios compositores revisam quase sistematicamente suas interpretações de suas próprias composições.
Então, se o autor se deu essa liberdade, não tenha medo e deixe-se guiar pela inspiração do momento!
Como vimos antes, se você não conhece as batidas, ou se acha as batidas da gravação original muito difíceis, você pode simplesmente tocar acordes com batidas fortes (polegares ou dedos para baixo).
Isso é útil quando você está com pressa: depois de memorizar os acordes, você pode começar a se divertir e fazer seus amigos cantarem!
Ou você "instintivamente" adota um ritmo mais perfeito (embora ainda mais simples que o original), que "se encaixa" na música o máximo possível.
Para "capturar" bem, você pode usar a mão esquerda para silenciar as cordas da violão (colocando os dedos nelas sem pressionar) e dedilhar enquanto ouve música.
Muitas vezes, você encontrará rapidamente uma batida que funcione para você e esteja "em sintonia" com a música.
Isso não contradiz o anterior: quanto mais ritmos você testar, mais eles serão captados pelo seu "flash instintivo"!
Você deve ter os seguintes reflexos: Depois de descobrir um novo ritmo, aprenda até que se torne automático!
E teste os acordes que você conhece.
Isso terá pelo menos quatro vantagens:
O primeiro pilar são seus pés. Este é realmente o segredo para ter um bom ritmo na violão.
Você tem que colocar os pés para baixo. Seus pés permitem que você invista fisicamente em seu passo e mantenha o tempo.
Seus pés têm que alcançar e nunca parar. Ele tem que manter o ritmo e marcar o tempo todo. Você pode medi-lo com um pé e escolher o que você gosta.
Você pode até alternar como quiser ou da melhor maneira possível, no entanto, você não deve trocar de pé a cada batida.
As regras para o ritmo com os pés são as seguintes:
Um pé bate por uma hora de cada vez
toda vez que seus pés têm que tocar o chão
9 - Mãos e pés devem estar sincronizados, devem se tocar na mesma velocidade e devem permanecer na mesma fonte de tempo. Neste caso, não se preocupe, você sempre alcançará a perfeição.
Sua mão pode se mover na mesma velocidade (ou duas vezes mais rápido, se desejar), é a relação de velocidade que importa. Se o relacionamento permanecer estável, o ritmo também permanecerá.
Novamente, é primeiro uma história de física, depois uma história de cérebro.
A cabeça é o terceiro pilar. Você deve acenar no mesmo movimento para manter o tempo.
O envolvimento físico de que acabamos de falar também ajuda a transferir energia (para você e para os outros), e além de você ficar visualmente mais bonita também, de repente seu corpo estará mais comunicativo do que quando está parado.
E com isso finalizamos este artigo de como fazer batida de violao, espero ter te ajudado!!
 
Leia também:
 
Você tem alguma dúvida?