Saber como trocar as cordas do violao é algo que todo violinista deveria saber. Afinal, eles podem explodir durante as apresentações, ou mesmo quando você está praticando sozinho.
Para te ajudar a aprender mais sobre como trocar as cordas do violão, preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Interessado em aprender mais? Então me siga agora!
O processo de aprender a mudar as cordas do violão é praticamente o mesmo para qualquer tipo de instrumento de cordas. Abaixo preparei um passo a passo completo para você aprender a trocar as cordas do violão:
O primeiro passo para aprender como trocar as cordas do violao é ... remova as cordas anteriores! Para fazer isso, vamos desparafusar os pinos para soltar cada uma das cordas do violão e desenrolá-las.
Uma vez feito, temos que desembaraçar os nós da ponte e esticar para remover todas as cordas.
Claro, você pode fazer esta etapa para uma ou mais strings se alterar todo o conjunto de strings.
Clique aqui para baixar o meu presente para você!
O próximo passo para aprender a trocar as cordas do violão é colocar corretamente as novas cordas no selim do violão.
Como você pode ver a olho nu, a ponta do cordão de nylon costuma ser mais flexível, agindo como uma mola, tornando o nó do cordão mais confortável.
Continuando nosso aprendizado de como trocar as cordas do violao. Nós inserimos aquela ponta da corda no buraco da sela. Certifique-se de que cada corda corresponda ao orifício correspondente (quero dizer, certifique-se de usar a ordem correta!).
Então, quando começamos a pressionar, damos um nó para prender a corda.
Estamos quase terminando! Agora só precisamos inserir a outra extremidade da corda no orifício correspondente.
Damos outro nó e apertamos um pouco o pino para que o barbante dê algumas voltas e prenda com o excesso de barbante.
Para ajustarmos as cordas apertamos os pinos.
Excelente! Conseguimos trocar as cordas do violão. Calma, ok? Agora só precisamos pegar o cortador de unhas e cortar o excesso de barbante.
Agora que temos umo violão com cordas novas, temos que afinar novamente. Para fazer isso corretamente, baixe um aplicativo que o orienta.
No entanto, tenha calma ao afinar suo violão. Como as cordas podem ficar soltas, você precisará de tempo para ajustar o instrumento. Acalme-se e não faça movimentos bruscos. Caso contrário, você pode quebrar a corda.
É recomendável que você consulte um profissional antes de experimentar por conta própria, mas se não conseguir, vá com calma e descobrirá.
Como eu disse no início do artigo, saber trocar as cordas do violão é absolutamente necessário. Não há nada pior do que tocar uma música e ter uma corda quebrada, certo?
No entanto, depois de dominar a arte de trocar as cordas do violão, você poderá continuar seu treinamento em minutos.
Na verdade, isso não deve ser um obstáculo ao seu treinamento. No entanto, lembre-se sempre de ter uma corda sobressalente pronta para qualquer emergência que possa surgir.
E com isso acabamos essa aula de como trocar as cordas do violao.
 
Leia também:
 
Você tem alguma dúvida?