Ritmos de violão para iniciantes:
A jornada do iniciante na guitarra é tentadora, enriquecedora e interminável. No entanto, é comum desistir de um instrumento quando surge a primeira dificuldade. Mas se você não desistir, tudo ficará bem. Além de tornar sua vida mais gratificante, o mundo será um lugar melhor.
Para esses e outros, o texto de hoje é sobre os desafios que você precisa superar para começar a jogar!
Quer ver esse personagem? Então, vá em frente comigo! Ao final da conversa, você terá uma nova perspectiva para continuar seu aprendizado diário. Sai, vamos 🙂
Um dos cenários mais comuns para quem está começando a estudar música é:
Até agora tudo bem. você concorda? Mas, naturalmente, todos nós tendemos a tocar apenas o que gostamos de ouvir. Por exemplo, se você gosta do pop rock de Charlie Brown Jr., dificilmente vai querer levar a nova música de Gusttavo Lima com você. Assim, você consegue ter ritmos de violão para iniciantes.
No entanto, verifica-se que essa barreira musical não é boa. É aconselhável pensar fora da caixa em todos os aspectos da vida. É importante desenvolver uma percepção aguçada para identificar oportunidades que levem ao desenvolvimento. Se você estiver disposto a aprender o que outros tipos de música podem lhe ensinar, você se tornará um músico mais criativo, dinâmico e versátil.
Uma palavra define isso: repetição. Você precisará refazer o básico que está aprendendo algumas vezes até poder fazer os movimentos automaticamente. Então, não tenha preguiça de repetir exercícios, músicas, acordes, técnicas, batidas, etc. Quando os movimentos são automáticos, mostra que você desenvolveu sua memória motora e agora pode aumentar a dificuldade do que está treinando.
Antes de olhar para as melhores dicas para pegar ritmos de guitarra, há dois requisitos principais que você precisa lembrar/entender para poder ter um bom desempenho em seu passeio:
Treinamento de acompanhamento: o básico para dominar o ritmo
Agora que você conhece os dois primeiros passos da caminhada, é hora de começar a praticar, o que vai te ajudar a entender qual ritmo é o certo para a música que você quer tocar.
Como diz a sabedoria popular: "Não se constrói uma casa do telhado". Portanto, para pegar ritmos de violão para iniciantes, é recomendável que os iniciantes comecem com o básico antes de entrar no treinamento musical. Para fazer isso, você pode criar uma faixa de acompanhamento apenas com bateria e baixo e fazer um exercício simples. Com esses exercícios, você com certeza será capaz de entender seu primeiro ritmo de ouvido e desenvolver uma batida ideal.
Este exercício pode até ajudá-lo a desenvolver as habilidades necessárias para entender, distinguir e aplicar ritmos de guitarra. Eventualmente, você aprenderá a fazer movimentos para cima e para baixo com a mão direita e muito mais.
Depois de dominar o básico, comece a praticar uma música completa.
Agora que você tem afinidade com a música de fundo, é hora de melhorar seu treinamento. Nesse primeiro momento, para fazer ritmos de violão para iniciantes, você deve tocar a música original e tentar identificar o papel do violão nela. Se houver outras ferramentas, tente usá-las para identificar a parte em que está interessado.
Ah, uma dica muito importante: mesmo que você identifique uma batida, comece a treinar devagar para conseguir reproduzi-la corretamente. Aprender música é sempre assim: você começa devagar e, quando pega o jeito, pega o ritmo. Não há nada melhor do que usar um metrônomo para esse tipo de treino que envolve velocidade e tempo.
Isso acontece porque você não desenvolveu uma memória motora rudimentar, que nada mais é do que o ato do cérebro de registrar uma ação para que ela possa ser feita sem pensar.
Uma pessoa com memória motora para algo pode realizar essa ação e fazer outras coisas ao mesmo tempo. Um bom exemplo é Bob Dylan, que toca guitarra e gaita. ele sim, se mostra ser um fera em ritmos de violão para iniciantes. Ele toca os dois instrumentos sem perder o ritmo.
Bons músicos têm múltiplas memórias motoras porque podem tocar diferentes acordes, batidas, técnicas e músicas sem pensar em movimento. Então, se você quer se desenvolver como guitarrista, saiba que também precisa melhorar a memória motora.
 
Leia também:
 
Você tem alguma dúvida?