Após se divertir ou estudar bastante, é chegada a hora de trocar sua corda, para assim seu som continue afinado e tendo uma harmonia.
Mesmo que pareça ser complicado executar tal processo, é muito mais facil do que você imagina, ainda mais se você já tiver um certo costume com seu instrumento. É um processo que pode variar dependendo do modelo de seu violão, basta ter pasciencia e seguir o passo a passo.
Agora vou te mostrar passo a passo como você pode trocar suas cordas de violão de uma maneira fácil e prática, venha comigo.
Nesse momento que você está lendo isso, é bem provavel que seu violão ainda esteja com as cordas antigas, certo? Para tira-las basta você girar suas tarrachas até q suas cordas antigas saiam do eixo, ou simplismente pegue um alicate ou tesoura e as corte.(tem q ser uma tesoura resistente, pois parte das cordas são revestidas em aço)
Logo após terminar isso, tire os pinos da ponta onde as cordas ficam presas ao corpo do violão, ou as desamarre caso seja um violão do tipo clássico, isso depende bastante do seu modelo.
Você pode decidir se prefere trocar uma de cada vez ou soltar todas de uma só vez, tente observar a posição de cada uma das cordas para evitar que fiquem muito diferentes.
Quando estiver indo prender a corda, comece pela ponte.
Caso seu violão seja de pinos, coloque a ponta da corda no horifício e a prenda.
E se não for de pinos, o violão clássico basta passar a corda no furo do seu violão e dar um nó com bastante firmeza, deixando a corda por trás da corda e seguir enrolando pela parte de cima, assim a deixando mais firme.
Após terminar de prender a ponta da extremidade de seu violão, estique sua corda para chegar a tarracha correspondente, e observe bem se ela passou bem pelo vão correto da pestana.
Após isso paasse a outra ponta pelo horifício da tarracha e aperte bem com uma chave, de uma maneira que a corda de várias voltas por cima do eixo de sua tarraxa.
Veja os mesmos passos e os repita até terminar de trocas todas as cordas. Não se esqueça de manter o foco e não relaxar nas outras cordas!
É bem possivel que após você terminar de colocar as cordas e amarra-las, acabe sobrando bastante corda no braço do violão. Esse excesso de corda pode ser cortado, caso elas sejam cordas de nylon.
Eu te recomendo deixar ao menos 1cm de corda sobrando, assim você evita que sua corda acabe escorregando pela tarracha do violão.
 
Leia também:
 
Você tem alguma dúvida?