A gente sabe que tudo na vida é preciso de dedicação.
Por muitas vezes nos dedicamos e mesmo assim o processo não anda como gostaríamos.
Então, o que está faltando?
Existe 3 itens que devem ser observados com relação ao aprendizado com o violão:
1 - onde você está buscando informação?
2 - você tem um mentor?
3 - você está aplicando o método da forma certa?
Outro aluno que já tinha tentado aprender e não tinha conseguido iniciou suas aulas comigo. Normalmente alunos assim vem com vícios e erros em razão do que citei no item 1 acima. O perigo de buscar informação na internet está no fato de não seguir uma estrutura e, verdadeiramente, tem exercícios que não são eficientes a meu ver e que na verdade atrapalham ao invés de ajudar.
Então normalmente quando recebo um aluno assim, eu combino que ele deve esquecer tudo o que aprendeu para começarmos do zero como se nunca tivesse visto nada sobre violão.
Assim começamos nossas aulas. Passei as instruções e a primeira música. mostrei a batida que deveria ser feita e os acordes. Mostrei o tempo da música e marcamos para nos vermos na próxima semana. Na próxima semana, ao mostrar a música que passei como exercício, ele já mostrou de forma diferente. Ao invés de utilizar a batida que ensinei ele estava utilizando a puxadinha que é uma outra forma de marcar o tempo entre a troca dos acordes. Expliquei que tem um porque de utilizar a batida que passei. Na metolodogia que utilizo tem o período de aprendizado de coordenação motora que o cérebro precisa passar. Eu faço um trabalho tanto para a mão direita como para a mão esquerda e que pelo fato de ele estar fazendo diferente, não estava fazendo este trabalho. Falei também sobre o tempo de batida em uma parte da música que era maior do que em outra parte. Marcamos para a próxima semana.
Na próxima semana como ele fez a apresentação do exercício? Da mesma forma que tinha feito na semana anterior....
Isto demonstra que nem um e nem outro treinou no decorrer daquele período da forma como deveria ter treinado. Se é que treinou.
E fica muito claro para mim quando o aluno realmente se empenhou e treinou. Ele simplesmente chega e faz sem engasgar. Desta forma é maravilhoso. Tudo flui. Tudo anda conforme deve-se andar e o rendimento é fantástico.
Ter uma metodologia para seguir e um metor para orientar é fundamental. Mas deve-se seguir, focar e fazer exatamente da forma como o mentor pediu. É ele quem tem conhecimento e tudo o que ele mostra tem um porque. Pelo menos é assim que ajo. Se o aluno não se dispuzer a fazer exatamente da forma como tem que ser, ele mesmo estará atrasando seu processo de aprendizado. E pior. Por mais que você mostre o porquê deve ser feito daquela forma, existem os resistentes...
Estou com este segundo aluno há 3 meses e ele mal passou do segundo módulo. Meus alunos, normalmente, depois de três ou quatro meses já estão procurando músicas sozinhos na internet para tocar que estejam dentro do nível das aulas que estou dando naquele momento. Funciona perfeitamente. Estes estão realmente comprometidos e economizam um tempo enorme no seu aprendizado quando fazem da forma que é preciso que seja feito utilizando minha metodologia.
 
Leia também:
 
Você tem alguma dúvida?