Saber os nomes das cordas do violão pode ser um pouco confuso para muitos iniciantes, principalmente na hora de trocar as cordas, pela necessidade de colocá-las na ordem correta e na hora de afinar um violão.
Além do nome das cordas do violão, uma dúvida que sempre tenho é o tipo de material mais usado para fazer as cordas do violão.
Os modelos de cordas que vejo mais comercializados e utilizados são: Aço, Nylon, Bronze e Níquel, mas com tantos avanços nos processos industriais, outros modelos já podem existir.
Um violão comum é composto por 6 cordas, numeradas de baixo para cima, da mais fina (mais alta) até a mais grossa (mais baixa).
De baixo para cima, as notas e suas cordas correspondentes são 1 corda E (E), 2 cordas B (B), 3 cordas G (G), 4 cordas D (D), 5 cordas A (A) e 6 cordas String E (e).
Para um melhor entendimento, observe a distribuição dos nomes das cordas do violão na imagem abaixo:
Aprenda os nomes das cordas do violão ou guitarra
Nomes de cordas de violão - contando de baixo para cima.
Uma maneira de se referir às primeiras 3 cordas finas da guitarra ou violão (altas) é chamá-las de "cordas originais". As 3 cordas mais grossas (baixo) chamamos de "bordões".
Nomes de cordas de violão – Cordas Primas e Bordões.
A afinação de guitarra ou violão mais comumente usada, que chamamos de afinação padrão, é definida para a chave de E (E maior). A maioria dos músicos e bandas usam.
Mas também existem outras afinações que mudam de tom, como Eb (E bemol), os nomes das cordas do violão passam a ser: Eb (E bemol) na primeira corda, Bb (B bemol) na segunda corda, Gb (G bemol) Na terceira corda, Db (Ré bemol) está na quarta corda, Ab (lá bemol) está na quinta corda e Eb (Mi bemol) está na sexta corda.
Para quem está começando a aprender violão, o mais importante nessa fase é entender o conceito inicial dos nomes das cordas do violão e as notas correspondentes a cada corda. Isso o ajudará a encontrar soluções para notas de guitarra, especialmente afinação. Neste artigo, buscamos apresentar esse conhecimento da forma mais simples e direta possível.
Tudo o que você precisa fazer agora é praticar e buscar documentar esse conhecimento. Uma ótima maneira de fazer isso é dedilhar cada corda do violão e dizer seu nome. Repita esse processo quantas vezes forem necessárias para deixar seu cérebro lembrar naturalmente os nomes das cordas do violão.
 
Leia também:
 
Você tem alguma dúvida?