Aprender a tocar violão é um grande passo, mas como? Como começar a tocar violão?
Apesar das dificuldades iniciais, como você ainda não sabe muito sobre as técnicas necessárias, sejam amadoras ou profissionais, você só tem uma coisa com que se preocupar: o básico para aprender a tocar é o mesmo para todos.
E nesse curso de violão online te darei diversas dicas.
Existem diversos tipos de violãos e violãos elétricos que podem ser consideradas para os mais diversos usos e finalidades. Por exemplo, o modelo de violão com o maior alto-falante (chamado jumbo) tem um volume mais alto, um tom mais baixo e oferece o famoso som "encorpado". No entanto, devido ao seu tamanho, não são muito confortáveis de tocar e transportar.
Por isso é muito importante definir o seu estilo ou o estilo que pretende navegar: MPB, Rock, Jazz, Soul, Blues, Sertanejo, Folk, etc. e escolha a melhor opção de modelo de violão a partir dele. A consulta com um professor experiente é sempre uma boa pedida!
Quanto mais fina a violão, mais próxima ela fica do corpo e, portanto, mais conforto ela proporciona ao músico. Esse conforto de uso varia e até aprimora o som de maneiras adicionais.
A altura do aluno afeta diretamente o modelo do violão ou a escolha do violão. Entre 1,15 m e 1,35 m em crianças de 5 a 8 anos, a melhor opção é um violão 1/2 em relação ao padrão. Para alunos de 8 a 11 anos, entre 1,35m e 1,5m, o violão deve ter 3/4 do tamanho de um violão padrão. Para alunos acima de 1,5m, o tamanho padrão do instrumento pode ser usado.
Além disso, a escolha do material do cabo também é importante. Basicamente, existem dois tipos de violãos: nylon e aço.
É recomendado para iniciantes aprender a tocar com violão de nylon, pois este material é mais macio, menos danos aos dedos, mais conveniente para tocar e mais eficiente para aprender.
Não se preocupe: você não precisa lembrar os nomes de todas as partes que compõem o seu instrumento. No entanto, conhecer os principais nomes, suas localizações e funções ajudou bastante na continuação da lição de violão: mãos, cravelhas, nozes, pescoços, trastes, trastes, corpos, bocas e pontes.
A violão pode ser apoiada na perna direita ou esquerda. Coloque-o na perna esquerda, é mais adequado para pessoas que querem tocar música clássica. No entanto, a maioria dos violonistas, inclusive aqueles que tocam música popular, colocam o violão na perna direita e o inclinam levemente para manter as mãos em boa postura.
Por isso, recomendamos que você apoie o violão na perna direita primeiro. Tente manter o peito o mais reto possível, o que permite uma boa respiração e movimento livre dos braços.
Quando a mão esquerda toca os acordes da música, a mão direita é responsável por criar o ritmo (batida), formando a harmonia.
Desta forma, a mão direita se move para cima e para baixo. Esses movimentos são geralmente representados por setas. Ao ver as setas e conhecer a música, você pode seguir o ritmo e seguir as instruções.
Ao tocar violão, você pode escolher se quer usar uma palheta. As palhetas são ótimas para ritmos mais emocionantes, mas também para violãos de aço. Quando deixamos de fora, podemos incorporar outras técnicas como batidas ascendentes e descendentes e dedilhado, o que é divertido.
A maneira correta de segurar a palheta é colocá-la paralela ao dedo indicador direito e pressionar com o polegar como se estivesse segurando uma pinça. Confira a imagem abaixo para facilitar a visualização:
Existem muitas possibilidades para a primeira aula de aprender um novo instrumento: você pode ter aulas de violão com um professor particular, frequentar aulas de escola de música, vídeos no YouTube, tutoriais na Internet, etc.
Lembre-se, aprender a tocar violão é um exercício que exige dedicação. Na verdade, não é diferente de qualquer outro instrumento nesse sentido. Você precisa ter tempo para praticar.
Mas não se preocupe, é um erro pensar que você precisa de horas de estudo por dia para evoluir. Aqui, a frequência e o comprometimento são mais altos. Em apenas 15 ou 20 minutos por dia, você pode ver um progresso significativo e em poucas semanas você se sentirá um músico.
Ao desenvolver um plano de estudos, comece entendendo que a frequência é mais importante que a intensidade. Ou seja, praticar 20 minutos por dia durante 7 dias é melhor do que tocar violão por 6 horas em um dia da semana.
Reserve um tempo determinado todos os dias para praticar e saiba com antecedência o que treinar antes de pegar seu violão para evitar perder tempo. Idealmente, é criado um plano de estudos, que pode ser feito com a ajuda de um professor particular.
Quando você tem um estudo passo a passo para seguir, objetivos claros e avaliar seu desempenho e progresso, o desenvolvimento de sua prática será mais suave e objetivo. Isso evita que você fique desanimado ou se sinta um pouco perdido.
Para começar a tocar violão, você deve primeiro aprender o básico e as principais técnicas do seu instrumento. Você pode passar acordes maiores, acordes menores, etc.
Você também deve ter uma ideia das relações temporais na música e saber ler partituras e rótulos. Não é necessário dominar tudo, mas é importante ter uma boa compreensão de como usar essas técnicas ao tocar um instrumento.
Um professor pode ser muito útil nos primeiros momentos porque ele pode te ajudar, te dar conselhos sobre como você está jogando, se você está jogando corretamente ou não, e pode te dar muitos conselhos e dicas para melhorar sua prática.
Muitas pessoas acreditam que para quem é novo na música, mas ainda não sabe tocar acordes, é melhor começar pelo violão, pois é considerado mais fácil aprender do que aprender violão. Além disso, o custo de investimento é menor do que um violão, que é um instrumento mais versátil que requer mais acessórios, como um amplificador.
Mas nada impede um iniciante completamente leigo de ir direto ao violão, desde que tome uma boa decisão sobre suas opções - se já tem planos para o futuro, tocar em uma banda com amigos, tocar na esquina de uma pequena bar, para conhecidos, etc.
Aprender violão é mais difícil do que aprender violão, mas se o iniciante deixou claro para si mesmo que quer se tornar um violonista, é ótimo começar direto com o violão, pois evita a readaptação do braço e cordas e o iniciante não será afetado por diferenças na tocabilidade entre os instrumentos.
Para tocar violão ou violão, primeiro você precisa de um instrumento. Portanto, você precisa escolhê-lo com cuidado: é importante determinar o estilo de música que você pretende seguir.
Você escolheu blues, rock, jazz, clássico, MPB?
Cada estilo tem um instrumento muito preciso. Se você está indo para um estilo de música mais rock, mais elétrico, um violão seria perfeito em vez de um violão, é perfeito para músicos de blues, pop e até jazz.
Para quem está começando na música flamenca, o violão clássico é o melhor modelo para este estilo.
Lembre-se também que, como já comentamos, violãos e violãos vêm em tamanhos diferentes. Para escolher o tamanho certo, a altura do iniciante deve ser levada em consideração.
Em seguida, você deve se equipar com alguns acessórios obrigatórios:
O que importa não é o propósito do seu aprendizado, mas o processo de aprendizado, a alegria de aprender a tocar um instrumento.
Para tocar suas violãos corretamente, é necessário afiná-las perfeitamente, começando pela afinação de suas cordas: afinação.
Afinar seu instrumento de cordas é necessário para você tirar boas notas ao praticar e tocar. Manter uma boa regularidade das cordas permite que você ouça os sons e os identifique com mais clareza e evite danos ao braço da violão ou à violão.
Como afinar seu violão.
Afine seu instrumento!
Das mais tradicionais às mais complexas, existem diferentes formas de afinar sua violão ou violão:
Durante o curso de violao online você pode estar se perguntando isso, e aprender a tocar violão não é mais difícil do que aprender a tocar violão e suas variações.
Nesse caso, aulas particulares de violão ou violão são uma ótima alternativa para aulas de escola de música ou associações, pois você pode personalizar e posicionar suas aulas de acordo com suas necessidades de aprendizado.
Aprender a tocar um instrumento e se aproximar da música traz grandes questionamentos sobre nossa prática. Assim, enquanto aprendemos a tocar violão, podemos desenvolver nossa técnica e alcançar outros aspectos que não tínhamos planejado anteriormente.
Então, ser capaz de cantar suas músicas favoritas enquanto as toca no violão (ou no violão) é a melhor maneira de praticar um instrumento? Domina solos, improvisações e cantos sem sair do tom ou do ritmo?
É possível cantar e tocar violão ao mesmo tempo, mas isso requer muita prática e tempo dedicado ao canto e ao aprendizado do violão.
Tocar e cantar enquanto toca não é um sonho absurdo!
Para avançar nesse objetivo, temos duas dicas fundamentais. Primeiro, tente dominar uma das duas habilidades necessárias para ter mais estrutura para trabalhar com a música.
Segundo, treine e pratique as duas técnicas (canto e instrumentos musicais) separadamente. Dessa forma, você se organizará da melhor maneira possível e poderá dedicar mais tempo focando em juntar esses dois elementos.
Tocar violão não é apenas fazer um solo de vez em quando, ou dedilhar as cordas no mesmo ritmo por 3 minutos e 30 segundos sem pausa.
Para tocar violão mais rápido, você precisa quebrar os exercícios, arpejos e suas músicas para entender as combinações musicais e interpretar rótulos e partituras.
Então você deve começar a praticar passo a passo. Comece devagar e vá aumentando gradativamente a dificuldade e complexidade dos exercícios, assim como a velocidade de execução e escolha das músicas.
Para manter seus treinos cada vez melhores, tente usar um metrônomo para ajudá-lo com o treinamento de tempo e velocidade. Assim você terá uma dimensão maior de progresso.
Além disso, não se esqueça de treinar os músculos dos dedos e fazer exercícios que ajudarão a aumentar a flexibilidade do pulso. Dessa forma, seus movimentos serão mais fluidos.
A digitação de violão e violão está associada à prática de exercícios repetitivos específicos para desenvolver a coordenação motora, agilidade e velocidade do instrumento. Digitar, por exemplo, envolve exercícios como aranhas, que são uma das melhores maneiras de treinar a coordenação dos dedos, e palhetas alternadas.
A prática de digitação aumentando a velocidade para que você possa tocar cada nota ou acorde sem travar os dedos ao mudar de nota é um grande problema enfrentado por guitarristas iniciantes.
Outra técnica que pode ser um pouco difícil no começo, mas que podemos dominar com a prática, é o silenciamento do som ou o silenciamento da palma. A parte interna da mão direita (ou esquerda, se for canhoto) é colocada levemente ao lado do violão, em cima das cordas, para amortecer as notas do acorde ao ser tocado.
Muito utilizada no rock, essa técnica produz um timbre mais monótono e sério com um pouco de distorção, criando o “passeio” da violão, característica muito presente no hardcore e grunge metal.
Como tocar violão com uma mão?
Para aprender a tocar violão com uma mão, lembre-se que este instrumento é útil para praticar esta técnica porque tem um braço mais fino e longo para que você possa deslizar os dedos sobre ele sem esforço.
Da mesma forma, um violão é um instrumento que pode amplificar a distorção do som tocando as cordas. Com isso, você poderá reproduzir efeitos sonoros únicos e muito interessantes em suas músicas.
Com algum treinamento, você se divertirá aprendendo técnicas como legato, pull-off, percussão ou martelo que permitem fazer mais notas tocando apenas uma corda, melhorando sua técnica e efeito.
Não subestime a importância de criar faixas
Depois de aprender a tocar acordes abertos, algum ritmo e dedilhado, é recomendável que você comece a construir seu repertório. Isso aumenta sua motivação e evita que você pratique apenas a técnica, o que pode deixá-lo cansado ou desmotivado.
Escolha algumas de suas músicas favoritas e procure seus números. Caminhe devagar memorizando progressões de acordes e toque músicas com acordes abertos. Você ficará mais motivado e poderá até surpreender seus amigos ou familiares em ocasiões festivas. Divirta-se!
Simplificando, uma escala é um conjunto de notas, uma espécie de mapa que oferece opções de notas que podem ser tocadas em uma determinada tecla. Este conjunto de notas soa harmonioso.
As escalas mais utilizadas pelos guitarristas são:
Domínio de todas as técnicas
Lembre-se, para aprender a tocar um instrumento, você deve se dedicar a essa prática. Encontre novos desafios e tente aumentar a dificuldade da música com base nas técnicas que você já aprendeu e está trabalhando.
Também é importante ter um professor que possa te ajudar e orientar seus estudos para que você possa se tornar um guitarrista ou guitarrista profissional em um futuro próximo.
 
Leia também:
 
Você tem alguma dúvida?