Essa dúvida de como trocar as cordas do violão é comum entre todas as pessoas que estão iniciando um aprendizado de violão ou acabaram precisando trocar em algum momento. E dentre essa dúvida vem outra, qual a melhor maneira possivel para trocar? Há várias maneiras de conseguir trocar a corda e garantir uma boa firmeza imperando suas cordas de se soltarem por falta de um nó firme.
Aqui vou te ensinar a maneira mais utilizada pelos profissionais. Para começar o primeiro passo para matar sua dúvida de como trocar as cordas do violão é começar tirando as cordas antigas, meio obvio isso, já que certos instrumentos que usam cordas, como a guitarra por exemplo que tem ponte suspensa, é recomendado trocar apenas uma corda por vez. Uma vez terminando de retirar suas cordas antigas, você irá colocar as novas, começando pela corda mais fina, a corda nomeada de 'mizinha'. Isso vai acontecer porque iremos amarrar uma corda em outra no cavalete, com isso em mente é importante você começar pela corda 'mizinha'. Mas você verá isso depois.
Agora começando no primeiro lugar, amarre a corda no cavalete, a parte de madeira que fica no corpo do violão com furos. Certos encordamentos vem com 'bolinhas' na ponta de sua corda, essa corda é utilizada para não precisar dar nó no cavalete. Mas colocando como se fossem cordas tradicionais, você deve aprender a fazer esse laço. Acompanhe a execução:
1 - Pegue a corda e passe pelo horifício do cavalete
2 - Agora volte com a corda em direção ao braço, e depois passe em volta dela mesma
3 - Pegue a corda e jogue para o outro lado, primeiro passando por cima e depois volte passando por dentro
4 - Faça esse mesmo processo novamente e aperte
5 - Deixa para fora da corda um pedaço relativamente grande. É importante esse pedaço para fora da corda pois você irá prender uma corda na outra.
6 - Passando por cima da corda anterior, faça o laço da proxima corda. Esse é o motivo pelo qual você deve começar a troca de cordas pela corda 'mizinha'. Dessa maneira você consegue prender as proximas cordas SI, SOL e assim por diante sucessivamente.
Agora nosso proximo passo será prender a corda na tarra do violão. Não se esqueça de seguir corretamente a ordem indicada das cordas em suas tarraxas. Uma dúvida bem frequênte é em que lado do horifício da tarraxa deve-se enrolar a corda, assim a deixando em baixo ou em cima do furo.
A dica que eu te dou é as cordas si, sol e mi você deixar acima do furo para o lado de fora, enquanto as 'mizinha', lá e ré as deixar para baixo para o lado de dentro. Dessa maneira você deixa as cordas mais retas em direção a cavidade da pestana.
1 - Passe no furo da tarraxa
2 - Estique sem deixar pressionar muito
3 - Retorne a corda até formar um laço
4 - Passe por dentro do laço e aperte bem
Finalizando basta repetir o processo
 
Leia também:
 
Você tem alguma dúvida?