Como todo iniciante você deve se perguntar como tocar violão do zero, e eu venho aqui te ajudar a dar seus primeiros passos no violão. Na maioria dos casos, os novatos parecem achar impossível aprender a tocar o violão, mas esta arte tão aprecisada por todos nós não é tão impossivel assim. Mas de fato é meio difícil acreditar que se conseguirá chegar nesse nível de coordenação motora algum dia. Para você que está começando agora pode parar realmente muito difícil o caminho, neblinoso e obscuro. Porém eu te dou uma dica, com a orientação certa e a consistencia que não pode faltar você vai começar a ver a luz no fundo do tunel, clareando seu caminho mais e mais. Por isso que há vários indivíduos que começam a tocar violão e chegam em alturas sequer imaginadas por eles mesmos.
Agora com isso em mente, vou te ajudar a clarear mais seu caminho dividindo o aprendizado em diferentes níveis, sendo mais específico será seis níveis, observe mais abaixo:
Nível que eu considero totalmente iniciante, não fazendo a menor ideia de como se segura um violão corretamente, e então muito menos vai saber como se faz uma nota ou toca um acorde. Além disso eu não teria o que dizer sobre esse nível.
Nesse nível o individuo já tem uma certa noção conseguindo posicionar as mãos de maneira correta no violão, utilizando 1 ou 2 dedos conseguir tocar algumas coisas nas suas mãos esquerda e direita e tambem conseguindo fazer o movimento bem coordenado entre elas. Tendo uma orientação ideal, qualquer indivíduo não vai demorar tanto para conseguir chegar nesse nível.
Agora no nível 2 a pessoa já irá conseguir tocar certas coisas, como algumas batidas e acordes um pouco mais simples. Ainda sentirá aquela dificuldade para executar a pestana e alguns outros um pouco mais difíceis, porém já estará com tecnica o bastante para conseguir tocar boa parte dos acordes. Nesse nível o indivíduo será capaz de conseguir ler cifras , ter um repertório um pouco maior de certa de 2 batidas diferentes.
Já no nível 3 Você irá conseguir executar o toque por dedilhados mais simples. utilizando apenas 4 dedos da mão direnta ( quase nunca você usará o dedo mínimo nessa mão ). Além disso os acordes mais difíceis serão possiveis de ser tocados tambem, e já terá superado aquele trauma da pestana, assim conseguindo um repertório maior de acordes.
Nesse nível, a pessoa irá ter uma tecnica de dedilhado mais hábil, podendo tocar chord melodies mais simples ( melodia e acorde juntos ), além disso não vai ter muita difículdade durante a alternação de algumas notas nos acordes, já que as domina muito bem. Fora isso, durante esse nível, poderá tambem tocar algumas músicas como Stairway to Heaven e Dust in the Wind
Agora que você está no nível 5, vai possuir muita experiência e tecnica, assim possibilitando criar e tocar diversos arranjos mais sofisticados de chord melody, você poderá tocar basicamente todo o repertório de rock e pop. Sendo possivel tambem partir para algumas áreas de violão mais específicas, como um violão classico, chorinho, jazz ou fingerstyle. Vale lembrar que é basicamente um mundo próprio cada uma dessas áreas, será necessário muitos anos de prática regular para que se domine bem um nivél dessas áreas.
Aqui vai uma dica, que todo músico em seu percuso irá necessitar de um mapa que será feito cautelosamente por alguem que já tenha trilhado todo o percurso da área desejada. Assim possibilitando chegar onde deseja sem mais desvios e rodeios, resumento você evita dor de cabeça e perda de tempo.
E com isso em mente, eu montei cum curso estruturado para iniciantes que desejam ver como tocar violão do zero, sendo esse um curso feito através de anos e anos de experiência, sendo possivel te orientar durante a travessia que comentamos mais cedo. Essa estrutura é meticulosamente preparada e leva em conta diversas dificuldades que surgiram no trajeto de vários alunos meus, a fim de te mostrar um meio de não perder o tempo que muitos ainda perdem hoje em dia e facilitar muito seu processo de aprendizado.
 
Leia também:
 
Você tem alguma dúvida?