Nesse tópico te passarei 7 dicas para você ver como tocar violao de ouvido. Você vai deixar de achar impossivel e tambem vai conseguir finalmente ao final desse tópico saber como tocar violao de ouvido,
A primeira dica importante para ver como tocar violão de ouvido é tocar e ouvir muitos estilos diferentes de música, principalmente se você for iniciante. Se você é novo no violão, preocupe-se apenas em se acostumar com o instrumento, ouvindo e tocando muitas músicas, de preferência as mais fáceis.
A forma ideal para iniciantes é aprender seu instrumento de forma livre e intuitiva sem se preocupar com teoria e percepção, e aos poucos conectar o conhecimento adquirido com a parte teórica.
Como Tocar Guitarra de Ouvido Isso permitirá que você desenvolva aspectos importantes que o ajudarão a ouvir e tocar violão de ouvido, como boa linguagem musical, habilidade técnica e boa fluência instrumental.
Mas isso não significa que você não deva estudar teoria musical porque sem entender a parte teórica é difícil desenvolver sua audição e chegar ao próximo nível, então significa que existem passos a seguir, ideal se você é iniciante. música e dominá-los bem, mesmo que você ainda dependa da leitura de números para tocar. Deixo-vos com um exemplo musical abaixo:
Outro ponto importante é ter uma boa referência, ou seja, ouvir uma boa gravação. Afinal, seus ouvidos precisam ser estimulados. Então, procure bons covers, bons artistas, ouça muitos arranjos, desafie-se a identificar a voz e cante-a. Note que no vídeo eu apenas mostro exemplos, o importante é jogar, praticar + praticar e + praticar.
Você tem que ouvir o que gosta e o que não gosta, acostumar-se a ouvir a música com um senso de julgamento mais refinado e tentar entender quais são os instrumentos da música.
Compreender uma variedade de estilos e gêneros musicais lhe dará um vocabulário vocal mais rico e desenvolverá sua habilidade de tocar violão de ouvido. No entanto, reforçar o que foi dito antes é a prática, a exposição ao instrumento e o aprimoramento do ouvido, o que levará os iniciantes a tocar violão de ouvido.
Procure conhecer bem o estilo de música que deseja estudar para não encontrar coisas novas o tempo todo, pois há padrões que se repetem em todos os estilos de música. Eles podem ser ritmos, acordes, inversões e muito mais.
Use seus ouvidos como usa seus olhos e continue a usá-los para identificar e identificar certos "caminhos". Isso vai fazer uma grande diferença na sua habilidade de tocar guitarra de ouvido.
Aos poucos, não é mais necessário ler os números das músicas que você aprendeu. Tente lembrar a sequência de acordes de memória.
O que ajuda muito nessa tarefa é que você determina o padrão da música que está sendo tocada, as partes que compõem a música. Por exemplo, se tiver uma introdução, parte A, pré-refrão, parte B, refrão, parte C, parte repetida com letras diferentes, o que for.
Depois de identificar essas partes da música, determine a sequência de acordes para cada parte. A criação de músicas segue regras e padrões, comece tentando identificá-los.
Para saber como tocar violão de ouvido, é preciso conhecer a música muito bem, entender sua estrutura, aprender a cantarolar a parte do instrumento que deseja tocar, passar alguns dias ouvindo a música sem se preocupar em identificar seus acordes, ou outro elemento. (isso é apenas uma dica)
Depois de ouvir bastante, preste atenção nos detalhes para poder reproduzi-los. Comece a cantar a parte do instrumento que você quer tirar, a "frase".
Como Tocar Guitarra de Ouvido A voz humana é também um instrumento e um importante aliado para todos os músicos. Mesmo que você seja apenas um instrumentista e não tenha interesse em se tornar um cantor, desenvolver habilidades vocais, como tocar e cantar em tons diferentes, as habilidades de afinação contribuirão muito para seu desenvolvimento musical e sua capacidade de tocar violão de ouvido.
Aqui você tem que saber qual elemento da música você quer ouvir no violão porque dependendo dele, será um caminho. Por exemplo, se você quer identificar as harmonias mais comuns, fique com o instrumento que acompanha a harmonia e tente identificar o que está acontecendo com o som.
Se você quer tirar o ritmo do groove, o ideal é primeiro tentar identificá-lo mentalmente, para depois tentar reproduzi-lo verbalmente com a boca sem usar um instrumento. Em seguida, tente tocar o groove que você identificou, seja batendo palmas, batendo no topo de uma guitarra ou tocando com cordas amortecidas. Muitas vezes esse tipo de estudo é chamado de “prática musical de onomatopeias”.
Tente tocar esse groove com a música e veja se encaixa. Em seguida, continue a tocar grooves com acordes no final. Nesse caso, se você vai tocar um solo ou uma melodia, muitas vezes pensa-se que não há como contornar isso, apenas procurando a nota. (Não é assim), então solo é bom, mas não escolha o som aleatoriamente, é isso que você deve considerar.
Primeiro, comece a cantar a melodia, depois encontre a primeira nota e tente identificar a próxima nota com base em estudos de escala dentro do campo da harmonia. Saber se a próxima nota é mais alta ou mais baixa ajuda muito, o que já faz parte da pesquisa de percepção musical.
Além disso, conhecer o estilo musical ajuda muito, pois muitos solos seguem uma sequência de escalas comum, o que reduz muito a busca pela nota correta, pois você terá um limite de notas para construir esse solo.
Claro que todo esse processo é difícil no começo, mas já dá para perceber que tocar de ouvido exige prática. Através dessa prática e acúmulo de conhecimento, tocar violão se tornará cada vez mais natural e espontâneo.
Ganhar conhecimento teórico vai te ajudar muito. No entanto, não recomendo para quem é novato na teoria musical, é melhor focar na prática do instrumento e seguir as dicas dos tópicos anteriores, ao invés de deixar a teoria de lado. Digo isso porque vários dos meus alunos pensaram em aprender tudo sobre teoria musical antes de começarem a tocar. Isso não vai funcionar, aprender teoria musical leva anos de treinamento, convenhamos, você quer tocar em vez de ler livros e muito mais.
À medida que seu nível aumenta, você mesmo sentirá a necessidade de adquirir esses conhecimentos teóricos relacionados à percepção musical e ao ensino da teoria para melhorar seu nível.
Se você já toca há algum tempo, já tem um repertório de faixas e quer começar a tocar violão de ouvido, comece com a música mais fácil e alguns acordes.
Para te ajudar nessa tarefa, procure entender os seguintes conceitos: o que é música tonal, intervalos, escalas, compreensão do campo harmônico primário (exemplo no vídeo).
A música segue regras, e conhecê-las encurtará consideravelmente o caminho para identificar os acordes, pois as possibilidades se tornarão limitadas. É muito mais simples do que perseguir e tocar sua sorte fio por fio. Há também acordes que combinam entre si, e a combinação é lógica. Entender essa lógica fará toda a diferença na sua vida como músico.
Além disso, é importante entender as técnicas que são mais comumente usadas com seu instrumento. Se você não conhece essas dicas práticas, a qualquer momento você ainda pode lidar com situações em que você não sabe como fazer ou como tirar um determinado som do seu instrumento, levando você a ter uma abordagem diferente porque você não t conhecer um determinado som ou decoração.
No entanto, a teoria deve ser um meio de melhorar a prática. Portanto, o conhecimento teórico deve ser baseado em sua experiência e suas necessidades atuais para simplificar o trabalho de tocar violão de ouvido.
Mais uma vez, aprenda sobre intervalos, escalas, formação de acordes, diagramas de acordes, campos de harmonia, divisões de compassos e tempo. Esses são os assuntos básicos para você crescer como músico.
Parece que estou repetindo a dica anterior. No entanto, o tema do campo harmônico deve ser enfatizado, pois envolve as regras que regem a composição da música tonal.
Para explicar melhor, os compositores usam quase consistentemente as regras básicas do campo harmônico ao escrever músicas, usando acordes de uma determinada tonalidade e o campo harmônico. É isso que torna a música universal e fácil de ouvir.
Por exemplo, se a música for "C MAJOR", há uma alta probabilidade de você "já saber" que o acorde da música está na região harmônica dessa tecla. Isso ajuda muito porque o número de acordes é quase infinito, mas o número de suas funções não (os acordes só têm 3 funções). Neste caso não seria por exemplo C#m porque este acorde não faz parte do campo C maior e sonoro. Você terá seis possibilidades e deverá descobrir qual dessas seis possibilidades. Exceto para o teste de Dó maior (Dm – Em – F – G – Am – Bm5b).
Essas são as regras do campo harmônico primário que vão determinar como esses acordes são combinados, facilitando o violão de ouvido.
Todas essas etapas aprimoram o desenvolvimento dessa habilidade de tocar violão de ouvido. No entanto, com o tempo, juntamente com seu trabalho duro, dedicação e persistência, os resultados começarão a aparecer. Se você está ansioso para aprender, um bom método e um bom professor serão essenciais.
Lembre-se, deixe as coisas acontecerem, não pule etapas, procure sempre um desafio que combine com seu momento musical e nível de guitarra.
Como tocar violão de ouvido O passo a passo mostrado aqui comprova isso, ou seja, existem passos. Siga-os e, com o tempo, essa habilidade se integrará a você. Lembre-se também de que algumas pessoas são mais confortáveis do que outras. Não se compare a artistas e pessoas que vivem da música.
Aprenda a respeitar seu ritmo e fique o mais focado e treinado possível. Então não desanime. Divirta-se, aprenda, tenha paciência e confiança no processo.
Estes são os passos que todos os grandes músicos costumam dar para começar a tocar guitarra de ouvido. Siga estes passos e dicas e, com o tempo, você dominará essa importante habilidade musical.
 
Leia também:
 
Você tem alguma dúvida?