Você provavelmente já viu alguém ouvir uma música e conseguir tocá-la em seu instrumento quase ao mesmo tempo, sem sequer se referir à partitura. Sabe que essa habilidade incrível pode ser desenvolvida com prática e boa instrução?
Ouvir música de ouvido é como aprender uma língua. No início, podemos achar o processo de aprendizado desafiador, mas à medida que praticamos, o idioma se torna parte de nossas vidas e se torna cada vez mais fácil, útil e divertido!
Alguns podem identificar automaticamente o nome (e atributo) da nota que está sendo tocada. Essa habilidade é chamada de "audição absoluta" e é inata. No entanto, com prática e boa instrução, é possível atingir o mesmo nível de excelência, se não uma habilidade inata, resultando no que é conhecido como "escuta relativa". As pessoas neste nível de percepção podem facilmente identificar o tom (graves ou agudos), o ritmo (longo ou curto) e o timbre (característica da fonte sonora), tornando a música "um livro aberto". São requisitos práticos para aprender como tocar violão de ouvido.
Hora de arrasar com nossas 10 dicas para você!
Isso é um grande facilitador porque aí você já lembra o caminho que a música vai seguir (como quando vai ter uma estrofe ou refrão). Como resultado, sua atenção pode ser desviada para outras atividades, como o movimento de seus dedos ou a qualidade de sua voz. É como andar por uma nova rua em um bairro familiar.
Ao identificar quais instrumentos ou sons estão presentes na música, você poderá se concentrar na linha que pretende replicar sem se distrair com os outros. Se uma música tem guitarra, baixo, teclados, bateria e vocais e você só quer tocar a parte da guitarra, tente determinar o que o instrumento está fazendo e tente tocar apenas essa parte. Com objetivos claros, é mais fácil alcançá-los!
Estilos diferentes trazem características diferentes, e conhecer suas características facilita a identificação dos sons. Para entender como tocar violão de ouvido, por exemplo, a Bossa Nova é caracterizada por mudanças rápidas de acordes, e não é incomum adicionar algumas notas (como sétimas e nonas) aos acordes tradicionais. Ao contrário do rock, a maioria de suas composições se concentra em acordes simples e o ritmo é bem pronunciado. Então, ao ouvir uma música, tenha em mente essas especificidades para definir melhor sua prática musical.
É muito mais fácil ouvir a melodia de ouvido identificando os acordes da música. Com os acordes em mente, a busca por notas melódicas é simplificada.
Campo harmônico é o nome de um grupo de acordes em uma música. Segue regras predeterminadas que facilitam a identificação da sequência. Ao analisar a estrutura do campo harmônico, percebemos que dependendo do tom da música, podemos prever que determinados acordes têm grande chance de aparecer, assim fica mais fácil definir quais acordes aparecem na música.
Para aprender como tocar violão de ouvido, a harmonia musical não é o único tipo de estudo que pode te ajudar. A identificação dos intervalos de treino (a distância entre uma nota e outra) é de grande valia para que se possa desenhar uma música. Conhecer os saltos e caminhos que as notas seguem ajuda em seus objetivos.
Melodia é a música que costumamos cantarolar ou assobiar, na maioria das vezes cantando. Assim, com os acordes e intervalos já podendo ser identificados, uma análise mais extensa desta linha. Onde se torna mais grave ou aguda? Vai ficar mais rápido ou mais lento? Resumir essas informações pode ajudá-lo a tocar ou cantar a melodia dos seus sonhos.
Mesmo que você vá cantar uma música em seu instrumento, solte sua voz! Quando cantamos, nosso cérebro presta atenção a esses sons. Esta técnica irá ajudá-lo a perceber as nuances da música e orientar seus esforços para reproduzi-las.
Você conseguiu tirar alguma peça? Então, é hora de testar! A consciência imediata dos resultados de sua prática o ajudará a melhorar sua música.
Coloque a música e toque junto. Se possível, reproduza um vídeo do artista ou banda que criou a música ou versão. Com isso, você terá a oportunidade de ver, por exemplo, os movimentos das mãos de um instrumentista, as expressões faciais de um cantor e muitos outros elementos que podem facilitar sua vida.
Todas as habilidades que você precisa para aprender música de ouvido vêm naturalmente durante as aulas de música. Então, se você é daquelas pessoas que gosta de se reunir com os amigos para tocar violão ou outros instrumentos e cantar, não perca tempo e escolha o Programa Aprenda Tocar Violão do Zero para te ajudar.
Espero que com estas dicas eu tenha consigo te ajudar a entender um pouco sobre Como tocar violão de ouvido.
Bom estudo!
 
Leia também:
 
Você tem alguma dúvida?