Como todos devem saber, um violão desafinado não é algo muito bom de se tocar, certo? Com isso em mente venho aqui te ensinar alguns passos que irão te ajudar a tirar sua dúvida de como afinar o violao e manter seu som agradavel.
Vendo as cordas da mais grossa para mais fina, saiba identifica-las:
E (Mi)
A (Lá)
D (Ré)
G (Sol)
B (Si)
e (Mi)
Observe o seguimento de cada corda até sua cavilha correspondente.
Toque a corda várias vezes e continue girando sua cavilha até que seu violão esteja com o tom que deseja.
Caso a nota esteja alta , gire para baixo sua cavilha, assima afrouxando.
Se estiver muito baixa, aperte sua cavilha, dessa maneira será criada uma tensão maior e elevando seu som.
A quinta pestana tem que estar de maneira idêntica a quinta corda quando for tocar.
Única excessão será a corda B. Onde você deverá segurar a quarta pestana.
Fique reproduzindo algum som durante a afinação para conferir se seu som está de maneira exata ao desejado.
Obs: Em particular deve-se prestar muita atenção na corda B, onde você vai precisar afina-la levemente em sustenido.
Como as cordas são novas, será necessário um tempo para elas se expandirem, caso você as afine logo de cara, é bem provavel que serão desafinadas rapidamente. Será necessário repetir o processo até que suas cordas parem de desafinar facilmente.
A maneira mais simples e rápida de se afinar um violão é com o afinador eletrico. Ele oferece um auxilio visual de afinação e te indica onde você deve girar a corda. Seu único grande trabalho vai ser ficar girando suas cordas.
Os afinadores variam bastante sua qualidade e preço, onde você pode achar alguns com preços muito em conta e outros com preços muito mais altos. Caso esteja começando, te recomendo investir em um mais em conta, e futuramente em algum mais caro caso tenha interesse.
É muito importante que não só no violão, como em todos os instrumentos você afine o bemol ao sustenido, e nunca o inverso disso. Pois dessa maneira você não vai sair do tom caso a tensão das cordas tenda a ir para baixo.
Mesmo sua corda estando em sustenido, tente afina-la para um tom amis baixo do que seu original e aperte até alcançar corretamente.
Cordas muito antigas não irão conseguir te gerar um tom satisfatório. Caso você possa, troque suas cordas por modelos mais novos onde você vai conseguir tocar com maior prazer e gerar um tom muito mais agradavel e divertido.
Use cordas onde sua microafinação fique mais precisa, principalmente se forem novas. Pois será exercida bastante tensão no quadro de seu violão, e tome cuidado pois certos modelos podem ser suscetiveis a ajustes e empenamentos, principalmente corpos de instrumentos mais velhos ou de madeira distinta.
Tente não ficar frustrado caso seu violão desafine após você ter acabado de afinar, pois isso é normal. Basta apertar as cordas mais um pouco do que o normal e deixar que se adaptem com alguns minutos.
Mesmo que seu afinador leve o credito, você deve conseguir realmente distinguir o som de suas cordas as ouvindo, vendo aquelas pequenas falhas. Você pode observar que músicos experientes não precisam consultar um afinador para observar que tem algo errado, mesmo sem ter um ouvido absoluto.
Caso possua um teclado ou piano, e se sinta familiar as notas, basta tocar a nota correspondente e afinar sua corda.
Você pode achar diversos afinadores em aplicativos para celular, sendo alguns desses aplicativos gratuitos e outros pagos, onde fica da sua escolha.
Mesmo não obtendo uma afinação perfeita, você pode afinar e se assegurar de que esteja correspondendo aos intervalos.
Nem sempre você vai precisar ficar afinando suas cordas igual alguns famosos que você acompanha. Por exemplo alguns preferem deixar suas cordas mais graves em D, onde você vai achar com o nome de drop-D, ou simplesmente afinação em D. E há diversas outras opções nesses estilos.
 
Leia também:
 
Você tem alguma dúvida?