Nesse tópico irei te mostrar uma aula de violao para iniciante do zero que irá te tirar todas as dúvidas.
A primeira coisa dessa aula de violao para iniciante do zero é uma boa postura de violão ajudará a evitar dores nas costas ou na parte superior do corpo.
Colocar as mãos na posição correta também é importante para tocar as notas corretamente e soar bem no violão.
Antes de começar a jogar, reserve um momento para sentar-se adequadamente e relaxar a parte superior do corpo.
Quando você aprende violão, a teoria é importante. Então, depois de aprender a afinar um violão, mudar as cordas de um instrumento e desenvolver um pouco de coordenação olho-mão, concentre-se na teoria musical!
Embora não seja necessário aprender teoria musical, ainda é importante.
Os iniciantes geralmente acham a teoria chata, inútil ou difícil de aprender. Então eles nem querem tentar!
Antes de fazer isso, pelo menos tente aprender alguma teoria. Na verdade, não é tão difícil e pode trazer muitos benefícios a médio prazo.
Nessa aula de violao para iniciante do zero você verá um erro bem comum um para iniciantes, mas também um dos piores: jogar rápido demais.
Quanto mais rápido tocamos, mais erros cometemos, acertamos a nota errada, perdemos os dedos, esquecemos o que devemos tocar, temos mãos descoordenadas...
Para piorar a situação, quando um aprendiz de violão toca rápido demais enquanto pratica ou aprende a solo, o cérebro registra: "Olha, é isso que você precisa aprender".
Seu cérebro aprende os movimentos errados muito rapidamente. O processo de memória será mais lento e não será bem feito.
Não é a melhor maneira de melhorar uma guitarra clássica, de sete cordas ou elétrica. pelo contrário! Isso é completamente contraproducente.
Para tocar bem violão, você precisa aprender devagar, ter tempo para fazer os movimentos certos e posicionar as mãos corretamente.
Tudo o que resta é repetição e repetição para progredir e poder aumentar sua velocidade de execução.
Mas quão lento? Até que horas? A resposta é... siga sua intuição! Não há regras específicas: cada um tem seu próprio ritmo de aprendizado. Toque devagar para que você possa executar os exercícios e acordes de forma correta e precisa. A velocidade ideal é quando você consegue posicionar bem os dedos e coordenar seus movimentos com facilidade.
Quando se sentir seguro, tente acelerar gradualmente. Mas não muito! É importante resolver todos os problemas antes de automatizar. Jogar rápido deve ser algo que acontece espontaneamente.
Jogue com o metrônomo e pegue o ritmo tocando guitarra. Provavelmente o erro mais sério que um iniciante comete é ignorar o aprendizado do ritmo. O ritmo representa 50% da música. Os outros 50% são notas. Tocar fora do ritmo é como tocar a nota errada ou acertar um acorde ruim no violão.
Pode ser tentador deixar os estudos rítmicos de lado, especialmente depois de trabalhar duro em acordes básicos, compassos ou escalas pentatônicas. Não brincar com o ritmo é como escrever sem pontuação: você lê o texto, mas é difícil entender seu significado sem pensar.
A música não pode ser reproduzida roboticamente. Deve sentir!
Portanto, é necessário aprender o ritmo enquanto aprende as notas. Nada deve ser feito isoladamente. Caso contrário, pesquisas futuras podem ser desperdiçadas. Além disso, se você quiser formar uma banda no futuro, é melhor tocar ritmicamente! Caso contrário, seu parceiro não ficará muito feliz!
 
Leia também:
 
Você tem alguma dúvida?