Nesse tópico venho tirar sua dúvida de ritmos para violão com setas através de exercícios e conceitos sobre setas e ritmos.
Tocar um instrumento musical é uma terapia que pode ajudar as pessoas a escapar do estresse diário, além de ser um hobby agradável. Foi comprovado cientificamente que a música tem efeitos positivos no corpo e no cérebro. Por exemplo, algumas pessoas podem exibir um violão em casa apenas como decoração, mas às vezes pode haver o desejo de aprender a tocá-lo. Pois bem, na internet hoje é possível ter aulas com bons professores, ou estudar de graça em algumas plataformas de vídeos, revistas de música e até alguns sites dedicados ao ensino de instrumentos musicais, basta ter força de vontade. A música é uma terapia, por mais agitado que seja o dia, é sempre altamente recomendável reservar um tempo para relaxar em uma situação tão agitada, faz bem para a saúde.
Existem vários tipos de violões no mercado para todos os tipos de pessoas, adultos, crianças, grandes, pequenas, finas, largas, em todas as cores e modelos possíveis, indicadas para canhotos e destros. Para aqueles que estão apenas começando a aprender violão, as cordas de nylon são recomendadas, pois o nylon é mais fácil para os iniciantes soarem do que outras cordas porque é mais flexível. O benefício adicional das cordas de nylon é que elas não afetam tanto seus dedos. Bem, algumas pessoas assistem outra pessoa tocar violão e não esperam fazer um som, é preciso um pouco de força nos dedos, e essa força acaba causando calos, o que ajuda os alunos com dedos doloridos quando não estão tocando violão. Violões com cordas de nylon são usados para ritmos clássicos como samba, bossa nova, ou quando sua música é dedilhado, que é basicamente dedilhar as cordas do violão puxando cada corda do instrumento por sua vez com os dedos.
Se você preferir começar com um modelo mais avançado, um violão de cordas de aço é recomendado. Essas cordas acabam causando mais danos aos dedos iniciantes, acelerando o processo de desenvolvimento de calos nos dedos. Isso pode ser considerado um ponto de vista positivo.
Depois de saber que as posições dos dedos vão soar as notas que o aluno pretende tocar no violão, é hora de aprender os ritmos para violão com setas necessário para cada música, o que é muito importante.
As setas são basicamente a sequência que os alunos devem seguir para atingir o ritmo desejado; isso fará com que a música tocada soe melhor e os músicos seguirão o mesmo ritmo musical que tocam.
Para que os iniciantes na área de violão possam se sair melhor, os professores de música têm um truque muito importante para ajudar os alunos a aprender o instrumento, relacionado às músicas. As setas que aparecem nas videoaulas são ferramentas para ajudar os alunos. Eles são úteis para os iniciantes entenderem, quando a ação é realizada com as mãos, ao tocar as cordas, determinará o ritmo e a intensidade do som.
Por exemplo, as setas podem ser úteis quando um aluno está tocando uma música com as notas corretas, mas o ritmo não parece certo. Muitas vezes, quando esse problema ocorre, o aluno não está realizando corretamente os movimentos nas cordas do violão.
Nem todas as músicas têm o mesmo ritmo e ordem de seta. Isso porque as músicas do mesmo estilo, como as pop, apresentam variações na sequência de notas e ritmos.
É muito importante seguir a sequência em linha reta fornecida pelo professor. Isso tornará mais fácil para os alunos se familiarizarem com o som do violão e, após algum tempo na maioria das músicas, será possível entender o ritmo e possivelmente parar de usar a sequência de setas para indicar o ritmo de algumas músicas. música.
É muito importante usar o ritmo de seta ao tocar violão. É fácil tocar Ritmos para violão com setas em músicas que os alunos já conhecem, mas as músicas que os professores passam para os alunos nem sempre são conhecidas pelas mesmas pessoas, usar as setas como condução do ritmo é muito eficaz, poderoso e prático.
O método para seguir a linha reta é simples e é fácil entender como funciona todo o processo. As setas de ritmo são mostradas como para baixo e para cima, e o aluno deve seguir a imagem para que caso apareçam setas, por exemplo: duas para baixo, uma para cima, uma para baixo e uma para cima, o aluno deve tocar no violão. Se o aluno for destro, basta seguir as setas de ritmo no violão com a mão direita, assim como os canhotos devem fazer os movimentos com a mão esquerda. A velocidade e a intensidade do movimento podem ser determinadas pelo professor ou treinador de música.
A maneira como a sequência de setas se comporta determinará o andamento da sua voz. Tocar a violão da maneira certa para cada música faz uma grande diferença, não apenas pegar o instrumento e colocar os dedos nas notas corretas. Cada música tem um tempo e sequência de setas diferentes, portanto, preste atenção à partitura e siga o ritmo indicado pela música o máximo possível.
Quando a seta de pontuação apontar para cima, você deve mover os dedos de baixo para cima no instrumento. Às vezes, todas as cordas não são tocadas, isso não é representado na imagem de seta que você deve seguir. Se este for o caso, os alunos devem procurar informações adicionais para explicar quais cordas devem ser tocadas. Suponha que uma música que o aluno está estudando exija que todas as cordas sejam tocadas e a seta aponte para baixo: o aluno deve mover a corda MI(E), considerada a corda mais grave em um violão de seis cordas, e percorrer todas as outras cordas até E Corda (E).
A mesma ideia se aplica se a seta apontar para cima. Neste caso, o aluno deve começar com a corda mais alta e passar por todas as outras cordas até atingir a corda mais baixa.
Se a imagem for representada por duas setas para baixo e uma para cima, o movimento deve ir da corda mais baixa para a corda mais alta, duas vezes, e a terceira vez em sentido inverso.
Para tornar o treinamento mais eficiente em termos de resultados de ritmo, as posições das notas podem ser deixadas de lado e os alunos podem treinar sua compreensão de imagens que demonstram e ensinam o ritmo da música, realizando ações conforme instruído nas imagens das setas.
Na maioria das músicas populares tocadas por alunos novos no instrumento, a sequência rítmica é a mesma para cada música. Isso facilita porque depois de entender como funciona a sequência de setas, você só precisa realizar a mesma sequência de ações ao longo da música. Existem músicas mais refinadas que possuem movimentos diferenciados ao longo de sua execução, resultando em novas sequências de flechas e mudanças rítmicas na música.
A compreensão da imagem da seta da sequência rítmica é quase automática; o processo em si consiste simplesmente em seguir a posição da corda do instrumento para cima ou para baixo com a mão, que será indicada pela seta.
E com isso finalizamos nosso tópico, espero ter te ajudado com a dúvida sobre ritmos para violão com setas.
 
Leia também:
 
Você tem alguma dúvida?