Você já se pegou pensando que "quais os tipos de violao"?
Na verdade, existem muitas diferenças entre os modelos mais comuns no mercado. E neste artigo venho te tirar essa dúvida de quais os tipos de violão.
Embora façam parte da mesma - digamos - família, cada modelo de violão tem sua própria estética, anatomia e assinatura sonora. Portanto, alguns instrumentos são mais adequados para um estilo musical ou outro. Por isso, na hora de comprar, precisamos saber tudo sobre os modelos disponíveis.
Neste post, o bate-papo será sobre quais os tipos de violao que encontramos por aí! Ao final da leitura, você estará mais preparado para fazer sua escolha e, claro, ficará mais satisfeito com seu novo instrumento.
É o mais conhecido, usado e vendido para músicos. Estamos falando de modelos acústicos tradicionais de seis cordas, principalmente nylon.
Além de serem fáceis de encontrar nas melhores [e piores lojas] do ramo, os violões clássicos custam menos que outros tipos. Recomendado para iniciantes por ser ergonômico, mais leve e macio.
Vale lembrar que o violão clássico é muito utilizado na música erudita, MPB, samba, bossa nova e outros estilos musicais.
Continuando nosso tópico sobre quais os tipos de violao, alguns músicos precisam de um violão com cordas de nylon que seja confortável de tocar e tenha uma boa resposta de volume. Tanta demanda faz sentido por uma razão simples: este instrumento é usado em apresentações ao vivo. Este é o lugar onde uma violão plana ou semi-plana entra em jogo.
Este modelo é um dos preferidos de músicos profissionais e cultos justamente porque oferece boa tocabilidade. O tamanho reduzido do case o torna mais ergonômico, leve e fácil de usar por longos períodos de tempo. De um modo geral, os violões planas têm um timbre mais suave e agradável, principalmente pela equalização do som - recurso disponível em instrumentos eletroacústicos.
Em suas performances emocionantes, Lenin costumava usar a violão plana. Jogue e sinta a magia:
Apesar de muito parecido com um violão clássico, o Jumbo tem corpo mais largo e base mais arredondada. À medida que isso se torna mais proeminente, pode levar a uma sensação de que o instrumento é muito grande e, em última análise, desconfortável.
Por ser mais comum em modelos eletroacústicos e cordas de aço, esse violão pode entregar um som mais sério, denso e encorpado. À imagem de Elvis, o Big Mac tinha o "garoto-propaganda" ideal e acabou se tornando popular entre os músicos de country, rock e blues.
Também conhecida como Dreadnought, a violão acústica tem um corpo ligeiramente maior do que outros violões com uma curva mais suave na parte superior. É para quem precisa de um instrumento que produza mais volume e mais ataque.
Por ser um pouco maior, sua caixa projeta mais notas e produz um som mais encorpado. Braços mais finos são mais fáceis de montar cordas com grandes aberturas, pois nesse caso haverá menos trabalho. As características anatômicas dos braços também ajudam nos solos, pois o movimento das mãos é mais livre e confortável.
Versátil, este modelo é comumente usado em apresentações de blues, country e pop acústico e rock. É o modelo de violão mais adequado para apresentações ao vivo. Apesar de toda essa versatilidade, não é para samba, bossa nova ou música clássica. No vídeo abaixo, a cantora faz um belo som com um violão.
E para finalizar nosso tópico sobre quais os tipos de violao, esses violões são classificadas como living room, que significa lounge em inglês. Originalmente, em meados do século XIX, esses instrumentos eram usados para festas animadas ou encontros casuais, e suas cordas eram feitas de tripas de animais. Atualmente, eles são preferidos por músicos de blues, folk, flamenco e fãs de técnicas de fingerpicking, pois os pescoços maiores são mais adequados para esse estilo.
Em comparação com os outros dois modelos, suas principais características são um corpo pequeno (menor que um Dreadnought e geralmente menor que um violão clássico) e um braço mais longo. Devido ao tamanho reduzido, os violões da sala de estar podem fornecer uma resposta de frequência mais uniforme - os altos e baixos têm o mesmo volume. Eles se enquadram nas seguintes categorias:
Por fim, os violões de sala de estar são ótimas para sons diferenciados e podem acompanhar a voz de um cantor sem rivalizar com ela.
 
Leia também:
 
Você tem alguma dúvida?