Sim, é perfeitamente possível tocar várias músicas em 3 acordes, e isso porque algumas músicas são feitas dessa forma, enquanto outras são simplificadas para iniciantes na guitarra.
Um acorde é uma combinação de notas. As notas são a unidade menor e fundamental da música, e são o que você ouve desde a infância: dó, ré, mi, fá, sol, lá e si. Quando conectados entre 3 ou mais, formam acordes. Neste artigo sobre Acorde Menor, abordamos alguns conceitos e alguns acordes simples que você pode usar ao tocar sua primeira música.
Se você está fazendo uma aula ou ensinando sozinho, provavelmente já percebeu que versões simplificadas de várias músicas são fáceis de encontrar na Internet. É muito legal para que você possa tocar todos os tipos de músicas desde o início.
Mas por que três acordes? Bom, os professores tendem a simplificar, deixando o mínimo de acordes possível para facilitar a memorização dos alunos como foi formado, principalmente para diminuir as trocas de acordes, para quem está aprendendo é normal se encontrar essa dificuldade.
De jeito nenhum! Além de permitir que você aprenda e se desenvolva no mundo da música, várias músicas de sucesso são feitas com três acordes, o que não quer dizer que não tenha qualidade. Normalmente 3 acordes fornecem o que chamamos de funções harmônicas: pausa, subdominante e dominante.
Mas é claro que, à medida que você avança nos estudos, vai deixando de lado músicas com poucos acordes, enriquecendo cada vez mais seu repertório e sua técnica.
 
Leia também:
 
Você tem alguma dúvida?