Emobra pareça difícil, Saber como trocar as cordas do violão é mais fácil do que parece, é temos algumas ferramentas que tornam esse processo bem mais fácil e rápido. Essas ferramentas serão um encordoador e um alicate. Você pode alterar a sua corda sem as ferramentas é claro, porém será mais trabalhoso e vai te demandar mais tempo. E além disso, há o risco de você machucar seus dedos com o fio afiado.
Como não pode faltar, tambem será necessário as cordas novas para seu instrumento. Não se esqueça de observar muito bem se a corda é realmente de violão, pois não se pode usar cordas de guitarra em um violão, e o vice e versa tambem.
Agora vamos ao passo a passo de como trocar as cordas do violão.
Deixe seu violão em uma superfício plana, assim vai evitar de arranha-lo. Agora comece usando um peg winder para conseguir tirar sua corda antiga. Basta encaixar ele na sua tarraxa correspondente a corda que deseja trocar, afrouxar a corda até ficar solta.
Caso a corda que deseja trocar esteja quebrada, basta segui-la até a ponte do violão, onde você vai encontrar seis pinos. Puxe o pino que segura a sua corda para tira-la. Caso seja um violão clássico, basta tirar o nó.
Agora que você removeu a peça, você vai conseguir retirar a outra parte da sua corda quebrada.
Selecione a que é a substituta correta das novas cordas.
Você pode observar que as cordas vem em pacotes de 6, onde cada corda possui um tamanho diferente. Veja na sua embalagem qual das cordas você precisa usar para trocar.
Agora que selecionou a corda certa, basta colocar a ponta da corda que tem a bola no horifício do qual você retirou a antiga. Não se esqueça de não inserir a extremidade de sua corda muito para baixo.
Agora, pegue a extremidade de sua corda e a suba através do seu pino correspondente.
Observando a corda e vendo que está em sua direção correta, observe se há alguma volga nela, para assim conseguir fazer vários enrolamentos em volta do seu pino antes que aperte a corda. Deve haver folga o suficiente para você conseguir puxar a corda, em torno de 6 centímetros, antes de começar a apertar a corda.
Após ter medido e deixado a quantidade correta de folga, dobre a sua corda para que consiga fazer um ângulo de noventa graus no lado que está voltado para o centro do seu pinode ajuste. Fazendo dessa maneira você conseguirá ajudar mais na precisão da sua afinação.
Pegue sua corda e a coloque na tarraxa de afinação até sua curvatura de 90 graus atingir a superfície, e após isso basta começar a girar sua chave.
Caso tenha um encordoador, o use para conseguir acelerar seu processo. Basta inseri-lo em sua tarraxa e o girar como se fosse uma manivela daquelas caixas de música. Aperte até o ponto que é possivel observar uma nota notável quando você a toca.
E tente não apertar muito sua corda com o peg winder. Pois a ferramente pode acabar apertando a corda muito mais do que você acaba percebendo, e se der bobeira pode acabar quebrando a sua corda nova.
Agora quase finalizando nosso tutorial de como trocar as cordas do violão, basta você pegar seu alicate e cordar com muito cuidado as sobras de sua corda que estarão nas tarraxas. Corte seu fio o mais proximo que puder da fixação, mas tome muito cuidado para os cortadores não arranharem seu violão.
Após isso dobre o fio da corda que está restando para baixo usando os alicates. E com isso você terminar de conseguir trocar a corda de seu violão. Terminando isso basta procurar um afinador online, ou um que você possua e começar a tocar suas músicas novamente.
Agora você entendeu quando eu disse que não era tão difícil como trocar as cordas do violão, certo?
 
Leia também:
 
Você tem alguma dúvida?