123 Como ler cifras de violão - Aula de violao para iniciantes - Evandro Felipe
aula de violão para iniciantes

Aula de violão para iniciantes

aula de violão para iniciantes

Aula de violão para iniciantes

Como ler cifras de violão

Como ler cifras de violão

     

     

    Olá Evandro do programa aprenda tocar violão do zero aqui, e nesse vídeo eu quero falar sobre a representação dos acordes. Então, vamos lá. Os acordes são representados através de E tem alguns detalhes que você deve compreender para que você consiga ler essas assim, vamos lá, eles apareçam. Você deve ter conhecimento com relação às cordas do violão, que são representadas de duas formas. A primeira delas leva em consideração a sua localização, tá? Então, tem uma representação numérica. A outra forma leva em consideração o seu tom, tá?

    A representação da corda seguinte ao braço do violão, é braço de violão aqui, nessa parte de cima, leva em consideração a corda mais grossa para a corda mais fina. Tá ok? Então, essa primeira corda aqui, levando em consideração seu tom, essa corda representa um mi, que a gente já viu no outro vídeo que o mi é representado pela letra E. Essa corda que representa vai conversar um tom representa o tom. A próxima, a letra D, a próxima representa o sol, a próxima representa o que é a última aqui representa um de novo. Tá então, na corda mais grossa para corda mais fina, os tons são mi lá, é só se mi beleza.

    Mas para entender a representação das cifras, como você deve ver para conseguir fazer os acordes, essa representação aqui, nesse momento, não nos interessa. Objetivo não sei, e o que é importante para ler as cifras é a gente entender a representação numérica das portas. Vamos lá, levando em consideração o braço do violão. Beleza? A gente representação numérica seria simplesmente contar do número 1 ao 6, sendo que você começa a contar na corda de baixo. Então, essa primeira corda aqui seria a 1, a outra 2, 3, 4, 5 e a última 6. Beleza? Então, de baixo para cima, ou 1, 2, 3, 4, 5, 6, essa representação numérica que nos importa para que a gente consiga ler. Aí sim, vamos lá continuar.

    Para você fazer os acordes, preciso que você entenda também. Pode ser que você entenda também representação numérica dos dedos e levando em consideração, né, uma mão assim, levando em consideração esse daqui como o dedo indicador, seria o dedo 1, o próximo número 2, número 3, número 4, entendido? Outro detalhe importante que a gente precisa dominar e que eu já falei na outra aula, onde mostrei as partes do violão, tem o braço do violão certo, onde é que ficam presas, né? Enfim, aí vai até a boca. A gente já deu o que vocês é rima aqui. Eu não vi ontem vários carrinhos, né? Eles ferrinho. A gente chama de traste. Beleza? A distância entre um poste e outro, a gente chama de casa, e as casas também são representadas numericamente. Então, partindo aqui da mão do violão, tá? Essa daqui seria casa número 1, casa 2, casa 3, casa 4, e até no corpo do violão, até a boca do violão, para mim, entendeu? Então, para a gente conseguir ler a cifra, a gente precisa entender a representação das portas e levando em consideração a sua representação numérica. A gente precisa entender a representação dos dedos da mão. A gente precisa entender a representação das casas.

    Entendendo esses três itens, agora fica fácil a gente ler a cifra. Vou fazer a representação de, mas isso aqui, consideração das cordas. Aqui é onde a tarrafa e ficam presas. Aqui, eu estou fazendo as casas do violão e agora vou fazer a representação do acorde. Como representar? Aqui é o acorde dó. A gente já deu o que é representado pela letra C. Como que seria a cifra do acorde dó? Você colocaria. Veja bem, você colocaria bem. Colocaria o dedo 1 na primeira casa, na segunda corda. Lembra que eu falei, leva sempre em consideração partindo desse lado aqui para cá, aqui com a corda mais grossa e aqui a corda mais fina. Beleza? Uma parada que é importante, uma parada que você pode aplicar para poder entender isso que eu tô falando, que eu ensino para os meus alunos lá no "Programa Aprenda Tocar Violão do Zero", o seguinte: pega a cifra e deixa ela. Se você deitar a cifra, você consegue ver direitinho como seria a posição do braço do violão, representação da parte do mundo.

    Acho que você observa uma forte que você tá olhando essa representação que eu te passei, que eu acredito que você aplicando vai poder entender direitinho. Mas você deve posicionar os seus dedos para que você possa fazer o corte show. Sempre ajudei com esse vídeo, eu peço o seu joinha. Se você ainda tiver mais alguma dúvida, põe aqui embaixo nos comentários. Se você ainda não faz parte do meu grupo, onde tá na mente, eu tô enviando conteúdo para ele. Eu enviei esse vídeo para o meu grupo e tem pessoas que estão aqui dentro deles. Eu não sei se você faz parte deles. Se você não faz parte, eu tô deixando aqui um link para que você possa fazer sua inscrição para poder descer mesmo. Forte abraço, até o próximo vídeo.

     

    Leia também:
    Como tocar violão pela primeira vez
    Como tocar violão pela primeira vez
    Como saber se meu violão suporta corda de aço
    Como saber se meu violão suporta corda de aço
    Como tocar violão de ouvido
    Como tocar violão de ouvido

     

    Travado?

    Inscreva-se em um dos meus cursos e destrave tudo com meu acompanhamento! ;-)

     

    Travado?

    Inscreva-se em um dos meus cursos e destrave tudo com meu acompanhamento! ;-)

     

    Você tem alguma dúvida?
    Se tiver alguma dúvida ou comentário, sinta-se a vontade para escrever aqui em baixo. Será um prazer te ajudar.


    4+5=


     

     

    curso de violão online
    Evandro Felipe é apaixonado por ajudar iniciantes do violão há mais de 20 anos. Sua especialidade é ajudar pessoas que estão começando aprender tocar violão para ter os momentos que tanto desejam. Alguns querem tocar com a família e amigos, outros na igreja, seja qual for o motivo. Ele desenvolveu a metodologia IFT que ensina no treinamento Programa Aprenda Tocar Violão do Zero e é com ela que vem transformando a vida de seus alunos.

     

    Travado?

    Inscreva-se em um dos meus cursos e destrave tudo com meu acompanhamento! ;-)