Um dos instrumentos mais populares e belos que existem é o violão. É barato, de fácil transporte e tambem faz sucesso entre os amigos!
Tendo isso em mente, parabéns pela sua escolhe de aprender. Nesse artigo foi preparado o melhor conteúdo de como fazer notas no violão de um jeito muito simples!
E aqui começaremos sua primeira aula.
Não é necessário decorar todas as partes, mas sim as principáis para conseguir acompanhar uma aula de como fazer notas violão. Observe a nomeclatura das principais partes.
Há dos tipos de violão: de aço e de nylon. O violão de nylon é mais macio e facilita a execução, por isso é recomendado para iniciantes.
Um violão de nylon pode ser encontrado na faixa de $300,00 a R$500,00.(Para quem está começando é o ideal para aprender a tocar coisas simples sem invetimento alto, e quando estiver mais experiente, buscar um violão que encarregue-se melhor)
O violão deve-se deixar apoiado na perna esquerda ou direita. É mais indicado para quem quer tocar música classe posicionar na perna esquerda, enquanto na maioria a maioria que toca música popular o segure na perna direita, para melhorar a postura deixando-o levemento inclinado.
Por isso é indicado que comece com a perna direita.
Para permitir uma boa respiração e movimentação livre dos braços, procure deixar o peito reto como na imagem abaixo:
É utilizada a seguinte forma para numeração dos dedos na mão esquerda:
Observe que começando pelo indicador (número 1), os dedos são numerados de 1 a 4.A numeração é utilizada para indicar os acores, posicionando o local onde o dedo deve pressionar cada corda em cada casa. Quando estivermos formando os acordes isso ficará mais claro.
Para destros, a mão esquerda é responsável pelos acordes e notas.Não se esqueça que um acorde é a união de várias nota. Podendo ser representado da seguinte maneira:
A numeração das cordas representam os dedos , como visto no passo #4. Enquanto o número destacado representa a casa em que deve ser executado.
Esse acorde é nomeado dó maior, podendo ser executado da seguinte forma na pratica:
O ideal é posicionar da seguinte maneira:
Ao pressionar os acordes, observe que é preciso utilizar um pouco de força nas cordas, para assim o som sair limpo. Como você não está acostumado, é normal que sinta dificuldade nos seus primeiros acordes, já que seu cérebro não está acostumado. Porém com a prática será possivel conseguir rapidamente.
Praticando diariamente, será possivel conseguir com grande facilidade fazer notas no violão.
E para não esquecer, é importante deixar os dedos em formato de "gancho", para não deixar eles encostarem em outras cordas.
Ainda sobre a numeração, as cordas devem ser contadas de baixo para cima. Da mais aguda a mais grave. Sendo nomeadas da seguinte forma:
1ª corda: mi
2ª corda: si
3ª corda: sol
4ª corda: ré
5ª corda: lá
6ª corda: mi
Pode parecer difícil fazer notas no violão, porém basta você entender que tocar se resume em saber fazer um ritmo enquanto troca os acordes. E para conseguir isso, basta memorizar um ritmo e acordes básicos.Durante o processo, é recomendado que você comece aprendendo os acordes, para depois ir encaixando um ritmo a ele de forma coordenada.
Sabendo tudo isso, veremos alguns dos acordes mais comuns usados para fazer notas no violão.E não desanime, pois com esses acordes básicos você já podera tocar várias músicas, portante é muito importante memorizar cada um e sua formação, para assim conseguir trocar de um para o outro com facilidade. Observe-os abaixo:
Observe que a representação das cifras dos acordes é uma letra,observe:
C –> dó
D –> ré
E –> mi
F –> fá
G –> sol
A –> lá
B –> si
Essa notação é utilizada nos acordes maiores.Enquanto os menores utilizam um "m" ao lado da letra.Observe abaixo como como é a diferença de mi maior e mi menor:
Comece trocando um acorde depois o outro, pois durante uma música você deve conseguir trocar rapidamente de um para o outro.
O ritmo/batidas das músicas é feito pela mão direita, enquanto os acordes são executados pela esquerda.
Os movimentos feitos pela mão direita para cima e para baixo são representados por flechas.Ao conhecer a música e observando as flechas, você consegue fazer o ritmo que a música pede. No passo #9 veremos como por isso em prática.Agora repare como a notação de tocar de cima ou para baixo é feita:
Para fazer notas no violão, pode utilizar ou não uma palheta (recomendado em rítmos agitaos nos violões de aço). Quando não utilizada, você consegue utilizar uma técnica interessante chamada de dedilhados e também fazer batidas de sobe e desce.
Caso queira utiliza-la, basta segurar da seguinte forma: coloque-a de forma paralela ao dedo indicador da mão, e pressione com o dedão, como se estivesse segurando uma pinça.Observe:
Você precisa sincronizar sua mão direita e sua mão esquerda para tocar uma música, conseguindo trocar os acordes junto com o ritmo.
Fazer notas no violão exige uma certa dedicação. É necessario que você tenha que reservar um tempo diariamente para praticar. Mas não se assuste, com apenas 10 ou 15 minutos por dia, você irá reparar que teve muito progresso, ao ponto de se sentir um músico em apenas algumas semanas!
Primeiro você precisa entender que para fazer notas no violão o que importa é a frequência em que pratica, não a intensidade. Sendo assim é muito melhor tocar 15 minutos todo dia, do que tocar um dia inteiro apenas uma vez na semana.
Nos seus treinos diarios, evite perder tempo, procure ter um cronograma de estudos, sabendo o passo-a-passo do que seguir, batendo metas e aprendendo dia após dia.Para assim não desanimar e ficar perdido.
Referência:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nota_musical
 
Leia também:
 
Você tem alguma dúvida?