Bom, eu sei que é um pouco complicado aprender a tocar violão no começo porque temos algumas dificuldades como não saber o que fazer com as mãos ao ritmo da música, a parte mais difícil é tentar tocar as batidas para violão e fazer acordes ao mesmo tempo.
Hoje na internet, acabamos encontrando muitas informações sobre como aprender a tocar e fazer batidas para violão.
No entanto, muita informação pode acabar atrapalhando nosso aprendizado. Bem, eles acabaram nos deixando perdidos, sem saber por onde começar a tocar violão da maneira certa, e depois muitas dúvidas e dificuldades.
Então, para te ajudar, vou te contar três passos básicos que foram muito importantes e me ajudaram muito a aprender a tocar violão.
Ritmo - Sua mão direita só fará o ritmo da música.
Acorde - É um grupo de notas inter-relacionadas. Eles são os personagens da música, são as posições que sua mão esquerda fará.
Porque eu sei que no começo estamos muito ansiosos para tocar nossa primeira música ou nossa música favorita, mas é importante que você vá com calma e não se apresse, porque quanto mais você fizer certo, melhores serão seus resultados, mais cedo serão.
Portanto, aplique as dicas e exercícios que lhe dei e faça-o pacientemente, passo a passo, tentando treinar de 15 a 30 minutos por dia.
Existem vários tipos de batidas para violão ou ritmos. Uma das coisas que você deve evitar no início é o dedilhado.
Não é porque é difícil, ou impossível de fazer, não é assim.
Isso ocorre porque o dedilhado requer mais coordenação motora entre as mãos e mudanças de acordes mais precisas.
Portanto, para iniciantes, é mais fácil absorver batidas sem dedilhado, mas não se preocupe, você pode começar a treinar esse tipo de batida à medida que avança.
É importante que você saiba que pode fazer batidas com uma palheta ou com a mão, mas vou ensiná-lo a fazer batidas com as mãos.
Normalmente, você verá a maioria das músicas para cima e para baixo e fará o seguinte:
Para um tiro forte ↓ Você coloca os dedos indicador, médio e anelar juntos, meio dobrados, mas naturalmente relaxados.
Como sua intenção é apenas raspar as cordas, basta deixar as pontas das unhas desses três dedos deslizarem sobre as cordas.
E para treinar para baixo ↓ e para cima ↑ batidas ao mesmo tempo, você não estará construindo nenhum acorde porque seu foco agora é apenas treinar a mão direita.
E para fazer a batida ↑, você usará a parte de trás do polegar, a parte da unha, mas use a ponta da unha com precisão, lembrando que sua intenção é apenas arranhar o barbante como mencionei acima:
Agora que você sabe tocar violão, aqui estão alguns exercícios para ajudá-lo.
É importante começar a praticar devagar para poder observar e entender o que suas mãos estão fazendo com a batida.
Então, depois de acertar o movimento, aumente gradualmente o tempo, passando para o próximo exercício apenas quando estiver tocando a batida de forma constante e sem erros. Assista ao GIF abaixo:
Aqui estão os exercícios que você vai praticar:
O primeiro exercício:
↓↓↓
Segundo exercício:
↑↑↑
O terceiro exercício:
↓↓↑↑
Quarto exercício:
↓↓↑↑↓↑
(Este é realmente o exercício anterior, mas há mais duas batidas ↓↑).
Quinto exercício:
↓↓↑↓↑
Sexto exercício:
↓↑↓↑
Este sexto exercício consiste em alternar as batidas, e também é muito importante praticá-lo. No GIF abaixo, fiz duas batidas alternadas, mas lembre-se que são quatro batidas alternadas na prática.
Então esses 3 passos são essenciais para você aprender a fazer batidas no violão e conseguir tocar suas músicas.
No entanto, é importante que você coloque em prática todas essas dicas e exercícios que lhe dei e que você seja sempre paciente e consistente para começar a ver os resultados.
 
Leia também:
 
Você tem alguma dúvida?