Uma das principais dificuldades enfrentadas por violonista iniciantes e iniciantes de qualquer instrumento é o ritmo. Muitas pessoas acabam pesquisando 'batida de violao e ritmo no violão - qual a dificuldade' na hora de tentar aprendê-la.
Algumas pessoas não conseguem reproduzir o que ouvem em um instrumento, ou insistem em usar a matemática para saber quando levantar um dedo ou tocar o polegar. Vamos tentar ajudar a resolver este problema com este pequeno artigo.
É importante lembrar que o violão é apenas um "instrumento", ou seja, vamos usá-lo como uma ferramenta para tocar a música em nossas mentes. A música tem que estar na sua cabeça para sair pelo violão, não tem outro jeito de fazer música.
Quando aprendemos um novo ritmo, primeiro temos que internalizá-lo, compreendê-lo e dominá-lo. É por isso que na maioria das aulas de violão eu ensino novos ritmos, peço aos alunos que larguem seus violões e cantem comigo.
Segundo os estudiosos da educação musical, a sequência ideal é:
Ou seja, cantando primeiro, depois batendo palmas ou dançando e, finalmente, no instrumento.
Eu sei que muita gente que lê este artigo de 'batida de violao e ritmo no violão - qual a dificuldade' e vai achar as palmas bobas e ingênuas, vão pular essa etapa, o que é realmente uma pena, posso garantir que vai funcionar melhor.
Primeiro - Cante o ritmo usando as sílabas que representam a ação, por exemplo, TUM (polegar), TCHA (puxar para cima), TCHUM (polegar e puxar), vale a pena ser criativo aqui. Claro, cantar com a batida é importante.
Por exemplo, o ritmo da Lição 2 pode ser cantado assim:
Chen, Chen, Chen, Chen, Chen, Chen, Chen
Desta forma, vamos distinguir entre traços para baixo (tchan) e traços para cima (tchin).
Cante algumas vezes seguidas até sentir claramente a batida e entender onde o ritmo começa.
Podemos usar números enquanto cantamos (eu fiz isso na lição 2) e funciona muito bem também.
Segunda - Bata palmas ritmicamente. Aqui vale bater palmas, bater na mesa, bater os dedos, qualquer coisa que permita praticar e internalizar o ritmo, não precisa de violão para praticar, podemos praticar até na rua.
Terceira - Agora, depois de estarmos bem familiarizados com o ritmo e o som que queremos do instrumento, podemos pegar o violão e fazer o ritmo.
Lembre-se, um violão é um instrumento e uma porta de entrada para a música. Você tem que ter o ritmo na cabeça para tocar no violão.
 
Leia também:
 
Você tem alguma dúvida?